Colóquio sobre a canonização do Santo Nuno de Santa Maria

No dia 19 de Maio, realizou-se no auditório da Renascença, pelas 18h, um colóquio sobre a canonização de S. Nuno de Santa Maria.

O Cardeal D. José Saraiva Martins, D. Duarte Pio de Bragança e o Professor Manuel Braga da Cruz, Reitor da Universidade Católica Portuguesa, falaram de uma forma animada sobre a actualidade da canonização do santo português.

D. Saraiva Martins destacou que “não há santos antiquados e santos modernos, actuais; há santos e basta. Há modelos de santidade que podem e devem ser imitados pelos fiéis de todos os tempos, no contexto em que eles vivem.” Disse ainda que a mensagem que o santo português transmite aos homens de hoje é perfeitamente actual.

Para o reitor da Universidade Católica, “canonizou-se um herói nacional em tempos de globalização (…) canonizou-se alguém que rezava em público em tempos de laicidade e secularização.” Já D.Duarte Pio recordou o serviço que S. Nuno de Santa Maria fundou para ajudar as vítimas da guerra.

Para além dos funcionários, foram muitas as pessoas do exterior que quiseram marcar presença neste encontro. As perguntas aos convidados sucederam-se até ao final do colóquio, que terminou às 19h15.